terça-feira, 22 de junho de 2010

Consultoria Interna e o novo perfil que surge na área de RH

O modelo de consultoria interna permite a área de RH uma atuação de apoio à gestão, melhorando a comunicação entre gestores e área de RH, atendendo melhor as demandas e indo ao encontro das necessidades dos clientes internos, permitindo atuar de forma alinhada com as estratégias da empresa.
Este modelo, entretanto, exige um repensar sobre o perfil dos profissionais de RH, cuja exigência passa a ser de um especialista em todos os processos de RH e não somente um profissional com foco específico em algum subsistema (MANCIA apud BITENCOURT,2004).

O profissional de Recursos Humanos e seu perfil foram se modificando com o tempo, recebendo os impactos das mudanças sociais, econômicas e tecnológicas nos últimos anos. A área de Recursos Humanos das empresas já viu ênfases em Desenvolvimento, Remuneração, Tecnologia da Informação, Comunicações, Clima, Competências e muitas outras e atravessou momentos dramáticos de Reengenharia, Downsizing e Terceirização.
 
Tendo essas inúmeras competências para atender as necessidades do presente, a pergunta que nos devemos fazer: Como será o perfil do futuro?

Um comentário:

  1. Bianca, fazer esta mudança para um RH estratégico envolve muita dedicação tanto em termos técnicos quanto emocionais! Mas, vale a pena oferecer a melhor gestão de pessoas que nossa equipe merece. Continue!

    ResponderExcluir